Luciana Quinamo

Arteterapeuta especializada pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa, com formação em Educação Artística/UFES.Monitora do Projeto Arteterapia Aplicada à Educação – projeto feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória e a ArcelorMittal, destinado a sócio educadores.Participação no Projeto Arte na Casa Saúde na Vida, no atendimento arteterapêutico aos técnicos de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Projeto de arteterapia com professores da rede pública municipal de Vitória-ES.

 

E-mail: luquinamo@winhelp.com.br

 

O que é Arteterapia

 

 

Vivemos numa época em que a vida é corrida e para darmos conta das obrigações diárias, do trabalho e da família, muitas vezes nos esquecemos de nós mesmos, não temos tempo para refletir sobre quem somos verdadeiramente. Com isto, o homem está perdendo a sua essência, a sua vida em a sua vida em comunidade e a saúde. Precisa haver um resgate de si mesmo e esse resgate pode vir através do autoconhecimento. A Arteterapia é umprocesso que ajuda o resgate do ser humano, a partir do momento que permite uma introspecção em seu mundo interior.

 

A Arteterapia, que é o uso da livre expressão como base de um processo terapêutico, propicia resultados em um breve espaço de tempo. Visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência. Utiliza a expressão simbólica, de forma espontânea, sem preocupar-se com a estética, através de modalidades expressivas como: pintura, modelagem, colagem, desenho, tecelagem, expressão corporal, músicas,dramatização,

 

dentre outras.A arteterapia é um tratamento auxiliar da Medicina, como a fisioterapia e a acupuntura, entre outros. Seu uso é reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pela Associação Brasileira de Medicina e Arte como terapia coadjuvante.

 

A Arteterapia baseia-se, principalmente, nos referenciais teóricos da Psicologia Analítica Junguiana, onde o homem deve ser compreendido e analisado na sua totalidade; da Gestalt-terapia, que se baseia no aqui e agorae faz um resgate do indivíduo consigo mesmo; e das Terapias Corporais, que partem do princípio que corpo e mente são indivisíveis e que todo o desenvolvimento emocional de uma pessoa fica registrado em seu corpo.

A função do arteterapeuta é a de um facilitador do processo de comunicação entre consciente e inconsciente, utilizando, no trabalho arteterapêutico, múltiplos materiais para adequar-se à produção de cada indivíduo.

 

O atendimento arteterapêutico pode ser feito individualmente ou em grupo. Os grupos podem ser formados de diversas maneiras: grupos corporativos, de crianças, de adolescentes, de idosos ou de pessoas que vivenciam um mesmo contexto (doenças, dependências químicas e outros).

 

Aplica-se a Arteterapia, primordialmente, na prevenção do adoecimento e no acompanhamento de algumas patologias.

Um comentário sobre “Arteterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *